quarta-feira, 31 de março de 2010

Dicas...Retarde o envelhecimento comendo uma castanha por dia



1 castanha por dia...
...não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula,botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais!!!

Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.


Fonte: Revista Saúde é vital

Por que os alimentos orgânicos são mais saudáveis?



Segundo os resultados de pesquisa realizada em Chicago e, publicada no "Journal of Applied Nutrition", existe uma acentuada diferença no conteúdo de alguns minerais essenciais do alimento orgânico, em relação aos convencionais: 63% a mais de cálcio; 73% a mais de ferro; 118% a mais de magnésio; 178% de molibdênio; 91% de fósforo; 125% de potássio; 60% de zinco e menos 29% de mercúrio.

O alimento orgânico fresco possui menos água em sua composição (em média 20% menos), o que significa que os nutrientes estão mais concentrados. Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, têm mais açúcar, daí o sabor mais adocicado que se percebe nos vegetais de cultura orgânica. Tendem a ter níveis mais altos de vitamina C e, no caso dos tomates orgânicos, possuem 23% a mais de vitamina A do que os cultivados via cultura convencional.

Há estudos brasileiros, como o de Francisco Luiz Câmara, da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), que revelaram que cenouras cultivadas sem fertilizantes ou pesticidas, por exemplo, têm mais vitamina A e betacaroteno que as de culturas convencionais.

A produção orgânica de alimentos é uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para reduzir o índice de doenças modernas decorrentes do padrão de alimentação, que hoje já alcança 70% dos casos relatados.

Importante lembrar: alimentos de cultura orgânica também precisam ser lavados e manuseados segundo os procedimentos normais de higiene. Uma dica bem legal é o deixá-los de molho, em água acidificada com o suco fresco de limão (para cada 1 litro de água, suco de 1 limão).


Fonte: www.Docelimao.com.br/CulturaOrgânica

Alimentos Orgânicos Para Uma Vida Mais Saudável



Um produto orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Para ofertar ao consumidor alimentos saudáveis e mais nutritivos, o agricultor necessita trabalhar em harmonia com a natureza, recorrendo aos conhecimentos de diversas ciências como a agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras.

A produção orgânica obedece normas rígidas de certificação que exigem, além da não utilização de agrotóxicos e drogas venenosas, cuidados elementares com a conservação e preservação de recursos naturais e condições adequadas de trabalho.

Fonte: Instituto de Biodinâmica.